Oficina Profissional
O Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão (MPCG), possibilita a realização de atividades de oficina profissional pelos discentes, nesta página você saberá todas as informações sobre esta atividade.
1) O que é a atividade de oficina profissional?
A partir dos conhecimentos obtidos no MPCG, o discente desenvolverá estudos e ferramentas que contribuam com processos, produtos e gestão em seu local de trabalho. São atividades que integram os conhecimentos obtidos no MPCG e o conhecimento tácito com a finalidade de gerar trabalhos técnicos e aperfeiçoamentos empíricos.
2) Quantos créditos recebo ao finalizar a atividade de oficina profissional?
O(a) aluno(a) que concluir com sucesso a atividade, receberá 6 créditos (Para aqueles alunos com entrada no PPGCG dentro do Quadriênio 2017-2020) e, 3 créditos (para alunos com entrada no PPGCG dentro do Quadriênio 2021-2024).
3) A atividade de oficina profissional, pode substituir a Dissertação/TCC?
Não. A oficina é apenas uma atividade que poderá ser validada como créditos de disciplina. A elaboração de Dissertação/TCC é obrigatória (https://ppgcg.ufsc.br/normas-para-o-tcc/).
4) Quanto tempo dura a atividade e até quando posso fazer?
A oficina dura um período (bimestre) e o aluno deve entregar o Relatório Técnico para apreciação do colegiado até o período seguinte da sua realização. Você poderá fazer a oficina a partir do segundo período que estiver no curso, dentro do período de 24 meses do curso, não sendo possível fazer dentro do período de prorrogações de curso que é dedicado exclusivamente para a finalização do TCC.
5) Quero fazer a oficina profissional, como devo proceder?
As atividades de oficina profissional devem ser aprovadas pelo professor orientador. O aluno deverá preencher o seguinte formulário. Após, encaminhar para a secretaria do PPGCG, por chamado (atendimento.ufsc.br) com as devidas assinaturas, para controle das atividades desempenhadas, sempre no período de matrícula de curso das demais disciplinas. Não é possível encaminhar no meio do período ou ao final dele.
6) Enviei o formulário e a Oficina profissional não está no meu histórico escolar, por que?
A oficina não tem status de disciplina, portanto não exige matrícula no CAPG. Após a finalização das atividades da oficina, e quando o trabalho final for aprovado pelo orientador e colegiado do PPGCG, ela estará visível, com seus créditos lançados no histórico escolar.
7) Qual o trabalho final da atividade de Oficina Profissional?
O trabalho final será um relatório técnico das atividades desempenhadas, de acordo com o solicitado pelo seu orientador que avaliará e fará um parecer e, caso favorável, será encaminhado para a apreciação e aprovação (ou não) do colegiado do PPGCG
8) Existe um modelo de relatório técnico?
Sim. Clique no link: modelo de relatório técnico.
9) Terminei o relatório técnico, e agora?
Agora seu(ua) orientador(a) deverá fazer um parecer sobre o relatório técnico, aprovando ou não. Após, o parecer e o relatório técnico (caso não tenham informações confidenciais), serão apreciados em Reunião do Colegiado do PPGCG (Costuma ocorrer mensalmente, consulte a secretaria para maiores informações com relação as reuniões). Os créditos só serão informados no CAPG, após aprovação do relatório técnico, pelo Colegiado do PPGCG.
Peça ao(a) seu(ua) orientador(a) o parecer sobre o relatório técnico, de acordo com o modelo do link , depois encaminhe o parecer com o relatório técnico (em arquivos separados) via PAI. Siga as instruções de utilização do PAI.