Oficina Profissional

O Programa de  Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão (PPGCG), possibilita a realização de atividades de oficina profissional pelos discentes, nesta página você saberá todas as informações sobre esta atividade.

1) O que é a atividade de oficina profissional?

A propósito da oficina é que, a partir dos conhecimentos obtidos no PPGCG, o discente desenvolva estudos e ferramentas que contribuam com processos, produtos e gestão em seu local de trabalho. São atividades que integram os conhecimentos obtidos no PPGCG e o conhecimento tácito com a finalidade de gerar trabalhos técnicos e aperfeiçoamentos empíricos.

2) Quantos créditos recebo ao finalizar a atividade de oficina profissional?

O(a) aluno(a) que concluir com sucesso a atividade, receberá 3 créditos, equivalentes a 45 horas/aula.

3) A atividade de oficina profissional pode substituir a Dissertação/TCC?

Não. A oficina é apenas uma atividade que poderá ser validada como créditos de disciplina. A elaboração de Dissertação/TCC é obrigatória (https://ppgcg.ufsc.br/normas-para-o-tcc/).

4) Quanto tempo dura a atividade e até quando posso fazer?

A oficina dura um período (bimestre) e o aluno deve entregar o Relatório Técnico para apreciação do colegiado até o período seguinte da sua realização. Você poderá fazer a oficina a partir do segundo bimestre, dentro do período de 30 meses do curso, não sendo possível fazer dentro do período de prorrogações de curso, que é dedicado exclusivamente para a finalização do TCC.

5) Quero fazer a oficina profissional, como devo proceder?

As atividades de oficina profissional devem ser aprovadas pelo professor orientador. O aluno deverá preencher o seguinte formulário. Com o formulário preenchido e devidamente assinado, o discente deve encaminhá-lo para a secretaria do PPGCG via chamado do Portal de Atendimento Institucional (PAI), para controle das atividades desempenhadas, sempre no período de matrícula de curso das demais disciplinas. Não é possível encaminhar no meio do período ou ao final dele.

6) Enviei o formulário e a Oficina profissional não está no meu histórico escolar, por quê?

A oficina não tem status de disciplina, portanto não exige matrícula no CAPG. Após a finalização das atividades da oficina, e quando o trabalho final for aprovado pelo orientador e colegiado do PPGCG, os créditos correspondentes serão lançados no histórico escolar.

7) Qual o trabalho final da atividade de Oficina Profissional?

O trabalho final será um Relatório Técnico das atividades desempenhadas, de acordo com o solicitado pelo orientador do projeto. Com o relatório finalizado, o orientador do discente o avaliará e produzirá seu parecer. Sendo o parecer favorável, o trabalho será então encaminhado para apreciação e aprovação (ou não) do colegiado do PPGCG.

8) Existe um modelo de relatório técnico?

 Sim. Clique no link: modelo de relatório técnico.

9) Terminei o relatório técnico, e agora?

Como disposto no item (7), o relatório técnico deve ser avaliado pelo(a) orientador(a) do projeto para que este(a) produza o parecer sobre o trabalho realizado. Com relatório técnico e parecer disponíveis (caso não possuam informações confidenciais), o discente deve enviá-los para serem apreciados em reunião do Colegiado do PPGCG (as reuniões costumam ocorrer mensalmente, consulte a secretaria para maiores informações). O parecer sobre o relatório técnico deve estar de acordo com o modelo do link . Encaminhe parecer e relatório via PAI. Siga as instruções de utilização do PAI.

Por fim, os créditos serão informados no CAPG assim que o relatório técnico for aprovado pelo Colegiado do PPGCG.