Oficina Profissional

O  Mestrado Profissional em Controle de Gestão (MPCG), possibilita a realização de atividades de oficina profissional pelos discentes, nesta página você saberá todas as informações sobre esta atividade.

1) O que é a atividade de oficina profissional?

A partir dos conhecimentos obtidos no MPCG, o(a) discente desenvolverá estudos e ferramentas que contribuam com processos, produtos e gestão em seu local de trabalho. São atividades que integram os conhecimentos obtidos no MPCG  e o conhecimento tácito   com a finalidade de gerar trabalhos técnicos e aperfeiçoamentos empíricos.

2) Quantos créditos recebo ao finalizar a atividade de oficina profissional?

O(a) aluno(a) que concluir com sucesso a atividade, receberá 6 créditos (Para aqueles alunos com entrada no PPGCG dentro do Quadriênio 2017-2020) e, 3 créditos (para alunos com entrada no PPGCG dentro do Quadriênio 2021-2024).

3) A atividade de oficina profissional, pode substituir a Dissertação/TCC?

Não. A oficina é apenas uma atividade que poderá ser validada como créditos de disciplina. A elaboração de Dissertação/TCC é obrigatória (https://ppgcg.ufsc.br/normas-para-o-tcc/).

4) Quanto tempo dura a atividade e até quando posso fazer?

A oficina dura 1(um) trimestre. Poderá ser solicitada juntamente com as demais disciplinas quando iniciar um trimestre ou ao término de todas as demais disciplinas, com a solicitação de matrícula na disciplina Dissertação (sem créditos e sem nota), para que não ocorra a perda do vínculo (Cuidar com o prazo final do curso).

5) Quero fazer a oficina profissional, como devo proceder?

As atividades de oficina profissional devem ser aprovadas pelo(a) professor(a) orientador(a) . O(a) aluno(a) deverá preencher o formulário e, encaminhar para a secretaria do PPGCG, por e-mail (ppgcg@contato.ufsc.br) com as devidas assinaturas, para controle das atividades desempenhadas.

6) Enviei o formulário e a Oficina profissional não está no meu histórico escolar, por que?

A oficina não tem status de disciplina, portanto não exige matrícula no CAPG. Após a finalização das atividades da oficina, e quando o trabalho final for aprovado pelo orientador e  colegiado do PPGCG, ela estará visível, com seus créditos lançados no histórico escolar.

7) Qual o trabalho final da atividade de Oficina Profissional?

O trabalho final será um relatório técnico das atividades desempenhadas, de acordo com o solicitado pelo seu orientador que avaliará e fará um parecer e, caso favorável, será encaminhado para a apreciação e aprovação (ou não) do colegiado do PPGCG

8) Existe um modelo de relatório técnico?

 Sim. Clique no link: modelo de relatório técnico.

9) Terminei o relatório técnico, e agora?

Agora seu(ua) orientador(a) deverá fazer um parecer sobre o relatório técnico, aprovando ou não. Após, o parecer e o relatório técnico (caso não tenham informações confidenciais), serão apreciados em Reunião do Colegiado do PPGCG (Costuma ocorrer mensalmente, consulte a secretaria para maiores informações com relação as reuniões). Os créditos só serão informados no CAPG, após aprovação do relatório técnico, pelo Colegiado do PPGCG.