Cronograma de Disciplinas – Turmas Exclusivas

Início em 24/06/21

Avaliação de Desempenho
(30hrs – 2 Cred)Matrícula Obrigatória

Início em: 27/07 até 31/08)

Planejamento Estratégico
(30Hrs – 2 cred)

Inicio em: 08/07 até 12/08

Início do trimestre: 21/06/2021
Término do trimestre: 10/09/2021
Matrícula novos alunos: 18/06/2021
Antes da matrícula todos os alunos deverão fazer um cadastro e o passo a passo foi encaminhado por e-mail em 15/06/2021 às 15h03

Observação: estas disciplinas não estão disponíveis para matrícula em disciplina isolada.

Ementas e Professores:

⇒ Instrumental para pesquisa (métodos e meios) – Matrícula Obrigatória – 15 hrs e 1 crédito-  Professores José Alonso Borba e Denize D. Minatti Ferreira

• Ementa: Como pensar na elaboração de problemas cientificos e práticos e como resolvê-los com metodologias apropriadas. Como fazer busca de referencial teórico e técnico. Escrita Científica. Pesquisa prática e (inter) disciplinar na solução de problemas reais das organizações.

⇒ Metodologia da Pesquisa – Matrícula Obrigatória – 30hrs e 2 créditos  – Professores Irineu Afonso Frey e Viviane Theiss

• Ementa: O trabalho científico e sua comunicação. Estrutura de projetos e relatórios de pesquisa. Objetivos e formulação da oportunidade do desenvolvimento de projetos. Normas e procedimentos para desenvolvimento do referencial teórico. Escolhas metodológicas. Orientações sobre planejamento e desenvolvimento de projetos. Bases para resultados e conclusões de pesquisa. Protocolos de comunicação e apresentação de trabalhos científicos. Aplicações orientada para o campo profissional.

⇒ Avaliação de Desempenho – Matrícula obrigatória – 30hrs e 2 créditos – Professores Sergio Murilo Petri e Darci Schnorrenberger

• Ementa: Metodologia de avaliação de desempenho de pessoas no ambiente de trabalho: superior imediato; colegas ou equipe; Autoavaliação; subordinado; comissão de avaliação; recursos humanos; avaliação total ou 360 graus; metodologias emergentes de avaliação de desempenho de pessoas.

⇒ Planejamento Estratégico – Matrícula obrigatória – 30hrs e 2 créditos – Professores Fernando Richartz e Hans Michael van Bellen

• Ementa: Planejamento Estratégico como instrumento de gestão. Missão, Visão e Valores Institucionais. Diagnóstico de Ambiente. Objetivos estratégicos e formas de implementação. Desdobramento dos objetivos em iniciativas e ações estratégicas. Plano de Ação.

⇒ Fundamentos de Controle de Gestão – Matrícula obrigatória – 45 hrs e 3 créditos – Professores Rogério J. Lunkes e Alcindo C. A Mendes

• Ementa: Conceitos básicos e funções do controle de gestão. Principais classificações do controle de gestão. As dimensões do controle de gestão: desenho e uso. Controle de gestão e estratégia. Desempenho organizacional, sistemas de incentivos e controle de gestão. Visão sistêmica do controle de gestão. O papel estrutural e comportamental do controle de gestão. Controle de gestão em segmentos específicos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Cronograma de Disciplinas da turma exclusiva do Ministério da Saúde – Brasília 2020.3

Avaliação de Desempenho  Profs.: Sergio Murilo Petri e Darci Schnorrenberger

Auditoria
Profs.: Luiz Alberton
Luiza Santangelo Reis

Governança
Profs.: Ernesto F. R. Vicente
Valmir Emil Hoffmann

Início do trimestre: 26/10/2020
Recesso:  19/12/2020 até 31/01/2021
Término do trimestre: 01/03/2021

Cronograma de Disciplinas da turma exclusiva do Ministério da Saúde – Brasília 2020.2

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira

Fundamentos de Controle de Gestão (Obrigatória)

Profs.: Rogério João Lunkes e Alcindo C. A. Mendes.

Planejamento e Controle de Gestão

Profs.: Hans Michael Van Bellen e Fernando Richartz

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Controle de Gestão (Obrigatória)

Profs.: Irineu Afonso Frey e