Grupo de Pesquisa em Qualidade das Informações Corporativas e Setores Regulados – NESReg

Líderes:

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/732057

Descrição:
O foco é aprofundar as pesquisas sobre qualidade das informações corporativas nos diferentes ambientes sociais e econômicos, em especial, os setores regulados. Os resultados dessas pesquisas devem ampliar os conhecimentos na área de Contabilidade e Governança, e contribuir com a sustentabilidade das empresas públicas e privadas, agências reguladoras, Governo, associações e entidades não governamentais. Como possíveis impactos deste grupo espera-se a contribuição com o processo normativo das informações reportadas, criação de modelos de gestão da informação, identificação fatores que contribuam para sustentabilidade das organizações e geração de produtos tecnológicos na gestão da informação.

Projetos Financiados:

1.Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ Categoria/Nível 1D – Edilson Paulo
*Título do projeto: EFEITO CONTÁGIO NA REPUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E QUALIDADE REGULATÓRIA
*Resumo: O objetivo do projeto é identificar de que forma a qualidade regulatória dos países influencia o efeito contágio das republicações das demonstrações contábeis das companhias abertas listadas nos mercados de capitais dos países integrantes do Grupo dos 20 (G20). Destaca-se que a definição de contágio depende do contexto que está sendo analisado, mas de forma geral, pode ser entendido como a propagação de um comportamento de um agente para outro dentro de uma network. Além dos métodos contábeis, o comportamento de uma empresa também pode motivar a decisão de outra organização quanto à adoção de algumas práticas, como é o caso do gerenciamento de resultados. Isso ocorre, pois, a manipulação das informações contábeis não depende somente das normas e práticas contábeis, mas também do ambiente organizacional e institucional, o qual influencia as escolhas contábeis. Pode-se considerar que, sem um adequado cumprimento ou execução (enforcement), as leis permanecem largamente ineficientes e, consequentemente, em países com fraco sistema jurídico podem ocorrer práticas contábeis oportunísticas com maior frequência. Nesse contexto, este projeto de pesquisa baseia-se na hipótese de que o contágio de práticas contábeis está relacionado com os fatores institucionais dos mercados que as firmas estão inseridas, especificamente a qualidade regulatória dos países.
*Coordenador: Edilson Paulo (UFSC)
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 01/03/2020 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00