Solicitação de Defesa de TCC

Agendamento de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso

1º) Cumprir os requisitos da Resolução nº 95/CUN/2017 (art. 54 e 55; art. 61 a 65) e Regimento 2019 ou Regimento 2021 (Ambos os regimentos: art. 39 a 45)

Art. 40. Estará apto a apresentar o trabalho de conclusão para a obtenção do título de Mestre o aluno que:

I – finalizou a sua formação teórica e prática, traduzida pela obtenção dos 30 (trinta) créditos (Regimento 2019) ou 24 (Vinte e Quatro) créditos (Regimento 2021) correspondentes ao curso de Mestrado.
II – comprovou proficiência em língua estrangeira e, se estrangeiro, também em língua portuguesa.
III – obteve pontuação nos critérios definidos em Resolução do MPCG. (Art. 36. O estudante com índice de aproveitamento inferior a 7,0 não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.).

Obs.: O Regimento 2019 tem exigência de 24 créditos de disciplinas para solicitar defesa. O Regimento 2021 tem exigência de 18 créditos de disciplinas para solicitar defesa. Ambos os regimentos atribuem 6 créditos para o trabalho de conclusão de curso, portanto o total para o regimento 2019 será de 30 créditos e para o regimento de 2021, será de 24 créditos, ao final do curso, após aprovado o trabalho final.

Obs.: Caso a banca seja presencial, o(a) aluno(a) deverá estar vacinado com as 3 doses da vacina da COVID-19. No caso da vacina da Jansen, poderá ser apenas 2 doses. 

• No mínimo dois membros titulares e um membro interno suplente, sendo que um precisa ser externo ao programa (pode ser externo a UFSC ou somente ao programa) e,  um membro interno. O membro suplente é apenas interno.  O orientador será o presidente.

• De acordo com Resolução 154/CUn /2021, de 4 de outubro de 2021, artigos  70, 71 e 73.
• O(a) orientador(a) e aluno(a) escolhem a banca, dia e horário.

Observação: Para o membro externo assinar os documentos, no caso de não ter vínculo com a UFSC,  precisará fazer a assinatura digital por meio do GOV.BR. Veja mais detalhes no link: https://e.ufsc.br/assinatura-eletronica-avancada-do-gov-br/ . Precisará fazer a conta no GOV.BR e baixar o certificado, depois poderá assinar por meio do assina ufsc, normalmente, como fazem os professores com vínculo com a UFSC e alunos(as). Caso seja difícil, a coordenação do PPGCG poderá assinar a ata no lugar do membro externo.

1º) Formulário de solicitação de agendamento de defesa de TCC – Defesa Online com assinatura digital do(a) professor(a) orientador(a).
1º) Formulário de solicitação de agendamento de defesa de TCC – Defesa Presencial com assinatura digital do(a) professor(a) orientador(a).
2º) Histórico escolar retirado no CAPG do(a) aluno(a) (retirado pelo próprio aluno).
3º) Resumo (Somente português) do trabalho em arquivo WORD, com título e palavras chaves.

4º) Para defesa online: Link de acesso a sala virtual no corpo do chamado (Além de colocar no formulário, obrigatoriamente)(Orientador é responsável pela vídeo chamada ou seja normalmente ele quem deverá criar o link para que aceite as pessoas no momento da defesa e não atrapalhe o aluno que estiver apresentando.); Não precisa mais ser gravado.

4º) Para defesa presencial: não precisará gravar, porém se algum membro participar de forma ONLINE, você deverá encaminhar o link da sala virtual para ele (Orientador(a) ou discente que cria o link e envia para o membro da banca, não é a secretaria do curso).

5º) Optantes por Dissertação + submissão de artigo: deverão encaminhar também, o comprovante de submissão a revista, com estrato no mínimo A4. (Poderá ser encaminhado após a defesa, quando da solicitação de emissão de diploma, se assim o orientador desejar).
5º) Optantes por TCC em 2 artigos: deverão encaminhar também, o comprovante de submissão a revista, com estrato no mínimo A4. (Poderá ser encaminhado após a defesa, quando da solicitação de emissão de diploma, se assim o orientador desejar).
5º) Optantes por TCC – produto Técnico: deverão encaminhar também, o número do registro ISBN. (Poderá ser encaminhado após a defesa, quando da solicitação de emissão de diploma, se assim o orientador desejar).

6º) Currículo lattes em PDF: atualizado nos últimos 30 dias do agendamento da defesa (Regimento 2022, art. 44, § 7º).

 Observação: a documentação para agendamento da defesa deve ser encaminhada em um mesmo chamado porém cada documento com seu arquivo próprio, ou seja, deverão constar Formulário de agendamento assinado, em arquivo PDF, histórico escolar do aluno, resumo do trabalho em arquivo WORD e link da vídeo chamada (Caso tenha as submissões antes da defesa, também deverá encaminhar neste mesmo chamado). Deverá ser encaminhado com no mínimo 10 dias úteis antes da data agendada para defesa.

 Observação: Fica sob responsabilidade do aluno e orientador ,o encaminhamento da dissertação para a banca examinadora. Aconselhamos que seja enviado a versão em PDF e Word.

 Observação: O dia escolhido pelo aluno e orientador, para realização da banca, não será modificado pela secretaria. No caso de envio com menos de 10 dias úteis, poderá ser realizado na data escolhida, porém talvez a documentação não fique pronta a tempo. A documentação (Ata, Portaria e Folder) será encaminhada para a banca e aluno(a), pela secretaria, até um dia antes da data agendada para defesa.

DURANTE E APÓS A DEFESA: 

1º) Durante a defesa ON-LINE e PRESENCIAL:  não é mais necessário gravação das defesas on-lines.

2º) O presidente da banca (orientador(a)), deverá preencher a ata com o resultado e, encaminhar, com as devidas assinaturas, para o portal de atendimento (atendimento.ufsc.br), caso o(a) discente tenha a ata com todas as assinaturas também poderá fazer o encaminhamento no mesmo chamado que já abriu para o agendamento de defesa, para que a defesa seja registrada no CAPG adm e o depósito na BU possa ocorrer.

MODELO – APRESENTAÇÃO DO TCC