Solicitação de Emissão de Diploma

Página atualizada em 05/12/2023

Para a emissão do Diploma de Mestre(a) em Controle de Gestão (Regimento 2019) ou Mestre(a) em Planejamento e Controle de Gestão (Regimento 2021 e 2022) o(a) aluno(a) deverá enviar ao PPGCG, por meio de chamado (atendimento.ufsc.br), os seguintes documentos (Todo o processo é feito por meio digital, não aceitamos documentos físicos e, devem estar separados, cada documento em um PDF diferente, como por exemplo: rgautenticado.pdf, diplomaautenticado.pdf, etc):

1º) Comprovante de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Ata assinada por todos os membros.

Observação: As assinaturas da ata é de responsabilidade do(a) aluno(a) e orientador(a), a secretaria só recebe o documento para os demais trâmites no sistema, não recolhemos assinaturas.

Observação: Se não recebermos a ata assinada por todos os membros, não conseguiremos registrar a defesa ocorrida, consequentemente o(a) discente não conseguirá depositar o TCC na BU.

2º) Arquivo digital (Formato PDF) da versão final do TCC (Aquela entregue para a Biblioteca Universitária, com as assinaturas).

3º) Comprovantes de submissões e registro: Formulário a ser entregue junto com as submissões e registro ISBN

  • Comprovante de submissão de 1 (um) artigo para um periódico que possua, obrigatoriamente, no mínimo, estrato A4 do Qualis CAPES, para quem optou pela defesa de Dissertação;
  • Comprovante de submissão de 2 (dois) artigos para periódicos que possuam, no mínimo, obrigatoriamente, estrato A4 do Qualis CAPES, para quem optou pela defesa de 2 (dois) artigos; ou,
  • Comprovante de registro ISBN, para quem optou por produto técnico (Consultar as perguntas frequentes logo abaixo)

4º) Comprovante de depósito do trabalho na Biblioteca Universitária (BU)http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

5º) Documentação autenticada ou Confere com Original: Certidão de nascimento ou casamento (Se divorciado(a) deve conter averbação de divórcio); carteira de identidade (Frente e Verso e com CPF ou caso não tenha no RG, deverá ser encaminhado separadamente); e, Diploma de Graduação (Frente e verso) (Encaminhar somente o diploma de graduação, qualquer outro não é aceito pelo Departamento responsável pelas emissões) . A documentação autenticada deve ser enviada via PAI, normalmente como as demais documentações, não podemos aceitar documentos físicos pois o processo inteiro é feito somente por meio digital.

Observação 1 : A documentação, mesmo que entregue no momento do processo seletivo, deverá ser entregue novamente agora autenticada, visto que, no processo seletivo, para facilitar para o(a) aluno(a), não é necessário autenticação. Não fazemos autenticação via vídeo chamada, será somente presencial, com os documentos físicos em mãos e o confere com original em meio digital.

Observação 2: A documentação deverá estar autenticada em cartório ou o aluno deverá agendar horário com a secretaria para fazer a autenticação presencial (Confere com Original que qualquer servidor público poderá fazer) (Verifique o horário por meio do portal de atendimento). Na autenticação presencial você deverá trazer seus documentos físicos e encaminhar copias via PAI no formato PDF (cada documento em um PDF distinto, frente e verso), desta forma será aplicado o confere com o original no PDF. Não  será possível conferir com original se todos os documentos estiverem em um mesmo PDF. Encaminhe os documentos, cada um em um PDF.

Observação 3: Confere com original aceito pelo DAE (Dpto responsável pela emissão do Diploma): 1º opção: carimbo com confere com original com data e carimbo funcional, com nome completo,  sigla do órgão público, SIAPE, CPF e assinatura do Servidor, podendo substituir os carimbos por escrito a caneta. 2º Opção: escrever a caneta o Confere com Original, digitalizar  documento e depois fazer a assinatura digital por meio do SouGOV.br. Não é aceito PDF editável. 

6º) Comprovante de ausência de débito na BU (Nada consta, retirado no site da BU); e, comprovante de pagamento de multa por atraso na entrega à BU, se houver. O nada Consta deverá ser retirado conforme o passo a passo encontrado no link https://portal.bu.ufsc.br/certidao-negativa-de-debito-online/.

7º) Resumo do trabalho, com no mínimo trezentas e no máximo quinhentas palavras, contendo escopo (do que se trata), objetivo, síntese da metodologia empregada, resultados previstos/alcançados e palavras-chave – Nos avisar no corpo do chamado, se o resumo foi modificado após agendamento da defesa de TCC, pois no agendamento já somos obrigados a colocar no sistema este que vai para o registro de TCC e automaticamente para seu histórico escolar.  

8º) Título do TCC: caso tenha sido modificado após os ajustes solicitados pela banca, pedimos que encaminhe o título no corpo do chamado, nos avisando de que foi modificado.

) Para alunos do Regimento 2022:  Resumo Executivo do TCC, com no máximo 4.000 palavras incluindo quadros, tabelas e figuras, devidamente inserido no seu CV Lattes como trabalho técnico;

Observação: Todos os alunos que optaram por mudar de nome do curso, mudaram de regimento, ou seja, estão no regimento 2022, conforme assinaram em documento. Por tanto devem entregar a documentação dos itens 8 e 9, obrigatoriamente.

10º) Para alunos do Regimento 2022: CV Lattes indicando a inserção do Resumo Executivo como trabalho técnico (Não precisa Registrar ISBN, o Resumo Executivo).

⇒ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE  A EMISSÃO DE DIPLOMAS: 

1) Como são os trâmites na PROPG? 
De acordo com o link: Documentação e trâmites da PROPG

2) Como faço o registro ISBN? 
Para informações a respeito do registro ISBN consultar link https://portal.bu.ufsc.br/servicos/isbn-issn/ . O Ofício a ser encaminhado para a Biblioteca Universitária deverá ser encaminhado com todas as informações referentes a obra e autores para a secretaria do PPGCG, via portal de atendimento.  Abriremos um SPA (Nosso sistema de tramitação de processos) e, encaminharemos para a Direção do Centro Socioeconômico para dar autorização via assinatura digital no ofício. Após o ofício assinado, encaminharemos novamente para você fazer os demais encaminhamentos.( Encaminhar a documentação com a solicitação de registro ISBN de acordo com o link fornecido com instruções da Biblioteca Universitária).

3) Como faço a ficha catalográfica?
Para ficha catalográfica clicar no link  http://ficha.bu.ufsc.br/

4) Preciso Depositar o TCC na BU e as submissões?
Você precisa depositar apenas o trabalho em si  na Biblioteca Universitária, com os ajustes solicitados pela banca, não entram as submissões e nem os registros ISBN. Inclusive isso tudo pode ser feito depois, somente para a solicitação do Diploma. Não perca o prazo para o depósito da BU. 

5) Existe prazo para solicitação de diploma?
Não existe prazo para solicitar o diploma, você pode levar quanto tempo for necessário.

6) Como faço para encaminhar a documentação via PAI (POrtal de Atendimento Institucional)?

COMO ENCAMINHAR O PEDIDO: 

Abrir um chamado clicando aqui
Solicitação geral
Assunto “Emissão de Diploma”
Corpo do chamado: Nome completo e turma de ingresso no mestrado
Anexar documentação: Zipada (Sem utilização do RAR) ou aguardar e-mail recebido sobre abertura do chamado e, assim, anexar a documentação como um e-mail normal.

ATENÇÃO: Não aceitaremos documentação em um mesmo PDF, isso torna inviável nosso trabalho e faz com que as assinaturas percam a validade na hora de fazer a separação. Os processos exigem que toda a documentação esteja separada com título do que cada uma se refere, portanto não poderemos aceitar documentação em um mesmo PDF. Agradecemos a compreensão.