Validação de Disciplinas

O(a) aluno(a) regular do PPGCG pode validar disciplinas a critério do(a) seu(ua) orientador(a) que fará um parecer aceitando ou não a validação e, posteriormente, o parecer será homologado em reunião do colegiado.

As validações poderão ocorrer em disciplinas feitas em pós-graduação Lato Sensu (especializações) de universidades públicas ou comunitárias, em até 3 créditos e, em disciplinas feitas em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) até 8 créditos.

Observação: 
Validação de Lato Sensu (Especialização): cada crédito equivale a 15 horas, ou seja, o aluno deverá escolher, juntamente com seu orientador, quais disciplinas requer validação até totalizar 45 horas. Desta forma se as disciplinas feitas, forem de 15 horas, o aluno deverá informar no formulário até 3 disciplinas para validação dos 3 créditos que somarão 45 horas. As disciplinas escolhidas serão adicionadas ao histórico escolar, após trâmites (aprovação do orientador e colegiado).

Validação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado): será validado os créditos cursados. Caso a disciplina tenha 2 créditos, mesmo sendo de 60 horas, será validado os 2 créditos. Será de acordo com a declaração ou histórico escolar fornecido.

•As disciplinas do PPGCG possuem 4 créditos com 60 horas, e para concluir o curso, o(a) aluno(a) precisará ter 24 créditos de disciplinas e  6 créditos do Trabalho de Conclusão de Curso/Dissertação. Então, caso você valide 3 créditos de disciplinas da especialização(Lato Sensu),  precisará, ainda, de 21 créditos de disciplinas, desta forma também funciona para as disciplinas de outros mestrados/doutorados (Stricto Sensu). Caso você tenha validado 8 créditos de disciplinas de outros mestrados, faltará 16 créditos para o total de 24 créditos de disciplinas.

⇒ Documentação:

  • Formulário para validação de disciplinas
  • A documentação deverá ser encaminhada para o e-mail ppgcg@contato.ufsc.br
  • Deverá constar a quantidade de horas, créditos e nota, da disciplina a ser validada.
  • Toda a documentação deverá estar em formato de arquivo PDF. Nomeie cada arquivo de acordo com o que ele se refere.
  • Assinatura do aluno deverá ser de forma digital. Todos os alunos da UFSC possuem direito a fazer a assinatura digital institucional (Link )

obs.: Qualquer dúvida, entrar em contato com a secretaria do PPGCG : ppgcg@contato.ufsc.br