Estrutura Curricular e Ementas – Regimento 2022

Para o Quadriênio 2021-2024:

O Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão tem como carga horária mínima de 18 créditos em disciplinas ofertadas em Regime Bimestral, conforme segue:

I – 7 (sete) créditos em disciplinas obrigatórias;
II – 6 (seis) créditos em disciplinas optativas (mínimo);
III – 5 (cinco) créditos em disciplinas eletivas (optativas), podendo ser aproveitados 3 créditos em atividades de Oficina Profissional e 2 créditos em Oficina de Pesquisa;
IV – 6 (seis) créditos em TCC

⇒ Disciplinas Obrigatórias 

  • Fundamentos de Controle de Gestão – 45 horas e 3 créditos
    • Ementa: Conceitos básicos e funções do controle de gestão. Principais classificações do controle de gestão. As dimensões do controle de gestão: desenho e uso. Controle de gestão e estratégia. Desempenho organizacional, sistemas de incentivos e controle de gestão. Visão sistêmica do controle de gestão. O papel estrutural e comportamental do controle de gestão. Controle de gestão em segmentos específicos.

  • Metodologia da Pesquisa – 30 horas e 2 Créditos
    • Ementa: O trabalho científico e sua comunicação. Estrutura de projetos e relatórios de pesquisa. Objetivos e formulação da oportunidade do desenvolvimento de projetos. Normas e procedimentos para desenvolvimento do referencial teórico. Escolhas metodológicas. Orientações sobre planejamento e desenvolvimento de projetos. Bases para resultados e conclusões de pesquisa. Protocolos de comunicação e apresentação de trabalhos científicos. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Instrumental para pesquisa (métodos e meios) – 15 horas e 1 Crédito
    • Ementa: Como pensar na elaboração de problemas cientificos e práticos e como resolvê-los com metodologias apropriadas. Como fazer busca de referencial teórico e técnico. Escrita Científica. Pesquisa prática e (inter) disciplinar na solução de problemas reais das organizações.

  • Seminário de Projeto de TCC – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Apresentação e discussão dos Projetos de TCC dos alunos por meio de seminário, no qual cada aluno apresenta o seu projeto com intuito de refinamento da sua proposta.

Disciplinas Optativas:

  • Planejamento Estratégico – 30 Horas e 2 Créditos
    • Ementa: Planejamento Estratégico como instrumento de gestão. Missão, Visão e Valores Institucionais. Diagnóstico de Ambiente. Objetivos estratégicos e formas de implementação. Desdobramento dos objetivos em iniciativas e ações estratégicas. Plano de Ação.

  • Indicadores de Desempenho – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: O processo de avaliação de desempenho. Função dos indicadores. Tipos de indicadores. Elementos necessários para indicadores. Construção de indicadores de desempenho estratégico, tático e operacional.

  • Processo de Inteligência na Gestão 4.0 – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Gestão 4.0 e a transformação digital. Plataforma de dados abertos e Modelos de negócio em rede. Dados abertos no Brasil e Marco Legal. Como implementar um processo de inteligência. Governança de ambientes de inteligência. Dashboards que comunicam a gestão com foco no Storytteling. Construindo o Roadmap do processo de inteligência. Por onde começar a jornada.

  • Planejamento de Processos (mapeamento, redesenho, implementação) – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Definições da Gestão por Processos. Elementos de um processo e o estabelecimento do mapa de processos. Problemas comuns em processos e a estrutura organizacional. Desempenho do processo. Tipos de processos. Fundamentos do Processo. Implementação dos processos administrativos. Interligação dos processos com outros instrumentos administrativos. Modelagem de Fluxos de Processos. Aplicação na prática profissional.

  • Gestão Estratégica – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Gestão estratégica e o ciclo PDCA. Ferramentas de gestão estratégica: formulação de estratégias. Ferramentas de análise interna: VRIO, cadeia de valor, análise de stakeholders, CEP. Ferramentas de análise externa: PESTEL, Matriz de Duncan, benchmarking. Ferramentas de mplantação de estratégia: BSC, mapa estratégico.

  • Gestão de Projetos – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Conceitos de gestão de projetos. Importância da gestão de projetos. Ferramentas e metodologias para Gestão de Projetos. Gestão de projetos na prática.

  • Gestão Estratégica de Riscos – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Conceitos de gestão de riscos. Metodologias para identificação dos riscos. Processos para gestão dos riscos. Planos de resposta ao risco.

  • Empreendedorismo e Inovação – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Empreendedorismo modelos e aplicações nas organizações. Tipos de empreendedorismo. Processo empreendedor. Ambiente empreendedor. Effectuation. Caracterização do processo de inovação: processos de desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos, processos e
      serviços. Inovação aberta.


  • Sistema de Incentivo e Remuneração – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Sistemas de incentivo e remuneração: evolução, motivação para a adoção e riscos ao desempenho. Tipos de sistemas de remuneração. Remuneração variável prevista na Lei 10.101/2000. Medidas de desempenho em sistemas de incentivo e remuneração. Controlabilidade, avaliação e remuneração de gestores e demais trabalhadores das organizações. Conflitos de agência.

  • Avaliação de Desempenho – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Origem da área de conhecimento devotada à avaliação de desempenho organizacional, conceitos e noções utilizadas na literatura, princípios, para que as empresas têm utilizado a avaliação de desempenho e como, e, metodologias/ferramentas/procedimentos. Investigação de ‘tema(s)’ quando analisado(s) sob a visão de mundo de Avaliação de Desempenho organizacional (ADO). Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Tópicos Emergentes em Formação Estratégica – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: A disciplina Tópicos Emergentes em Formação Estratégica não possui ementa predefinida, pois visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas ligados a temas que correspondam as disciplinas, linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão e aos projetos do corpo docente e discente do Curso. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Accountability – Relatórios – Informações e Reporte das Organizações – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Abordagem sobre accountability na produção de relatórios. Accountability é forma de responsabilidade que se refere a quem e para quê e o que é responsável. Os tomadores de decisão do governo, do setor privado e das organizações comunitárias prestam contas ao público e às agências envolvidas. A forma de responsabilidade depende do tipo de organização em questão. A prestação de contas desempenha um papel importante na criação de uma atividade de boa governança como parte da melhoria da confiança pública no desempenho do governo. Foco nas funções ou questões substantivas a serem abordadas, não apenas a forma, de responsabilidade doméstica. Abordagem de “sistemas de responsabilidade”. Papel da cooperação para o desenvolvimento na prestação de contas no mercado interno.

  • Compliance – Elaboração e execução de contratos – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Contratos administrativos. Características e modalidades. Extinção dos contratos Administrativos. Propostas para Combater a Morosidade nas Licitações. Perfil do regime jurídico dos contratos administrativos. Gestão do contrato administrativo. Fiscalização da execução do objeto contratual. Responsabilidades. Parâmetros de conduta. Análise de risco. Transparência dos processos. Prevenção a fraudes. Fiscalização e canais de denúncia.

  • Compliance em Licitações – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Princípios Constitucional da Eficiência e Economicidade. Aspectos gerais dos procedimentos licitatórios. Princípios. Causas Excludentes. Modalidades. O procedimento licitatório. A Licitação por Meio Eletrônico. Da invalidação dos procedimentos licitatórios. Parâmetros de conduta. Análise de risco. Transparência dos processos. Prevenção a fraudes. Fiscalização e canais de denúncia.

  • Compliance e Fraudes – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Fundamentos do Compliance nas Fraudes Financeiras e gerenciais. Triângulo das fraudes e comportamento fraudulento. Programas e práticas de compliance na prevençao e detecção de fraudes. Crimes, corrupção e lavagem de dinheiro. Sistemas de controle, tecnologias e sistemas antifraudes, gestão de riscos e canais de denúncias.

  • Controles Internos – Accoutability, Compliance, Disclosure e Fairness – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Definição e Estrutura dos Controles Internos com base no modelo do COSO; Governança e o ambiente de Controle; Gestão de riscos (ERM); O modelo das três linhas de defesa (IIA); O papel da auditoria interna; Avaliação da efetividade dos controles internos; Relação entre controle interno e informações contábeis/financeiras publicadas. Auditoria externa e controles internos. Relação entre controles internos e Accountability, Compliance, Disclosure, Ética e Fairness.

  • Disclosure – Transparência e Proteção da Informação (LAI e LGPD) – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Acountability. Disclosure. Transparência. Dados Abertos. X-BRL. Proteção da Informação. Lei de Acesso a Informação. Lei Geral de Proteção de Dados.

  • Código de Conduta (integridade, ética, canais de denúncia) – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Integridade. Abordagem geral da ética. Ética e comportamento como valor de conduta na sociedade. Visão geral e pragmática da ética nas organizações. Códigos e questões de ética e conduta em organizações públicas e privadas. Problemas e casos práticos. Canais de denúncia e informante. Compliance, auditoria e efetividade de canais de denúncias.

  • Governança Ambiental – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Convenções ambientais globais. Governança, marco regulatório e políticas públicas ambientais. Planejamento participativo na gestão ambiental pública. Impactos de empreendimentos X conflitos socioambientais Avaliação do desempenho ambiental das organizações. Eco-controles. Inovação ambiental. Serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade.

  • Governança Corporativa – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Governança nas organizações e governança corporativa. Principais códigos de governança corporativa. Divulgação de informações e governança. Fatores de influência sobre a governança corporativa. Práticas de governança; Auditoria e Comitês de Auditoria. Estrutura de governança corporativa. Relações entre proprietários, conselho consultivo, conselho de administração e alta administração. Manuais e códigos de boas práticas, leis de proteção aos investidores, transparência contábil e financeira, auditoria independente e relações fiscais. Implicações da governança sobre as funções administrativas. Principais pressupostos teóricos da governança, como a teoria da agência, stewardship theory, stakeholders e teoria institucional da firma. Casos de GC.

  • Gestão Tributária – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Conceitos de Gestão Tributária. Tributos diretos e indiretos. Diferimento tributário. Incentivos fiscais. Planejamento estratégico tributário. Legislação tributária. Escolhas ótimas de estruturas societárias. Custos não-tributários. Planejamento tributário. Casos de planejamento tributário.

  • Tópicos emergentes em governança e compliance – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: A disciplina Tópicos Emergentes em Formação em Governança e Compliance não possui ementa predefinida, pois visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas ligados a temas que correspondam as disciplinas, linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão e aos projetos do corpo docente e discente do Curso. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Liderança – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: As principais abordagens sobre liderança: teorias dos traços; teorias comportamentais; teorias contingenciais; e as novas teorias de liderança. Comportamentais: os estudos de Ohio, Michigan, Escandinavos e a teoria da Grade Gerencial. Contingenciais: os modelos de Fiedler, a Teoria da Liderança Situacional e a Teoria do Caminho-Objetivo/Meta. Novas teorias: Teoria da Atribuição de Liderança; da Liderança Carismática; da transformacional versus a Liderança Visionária; e liderança de equipes. Aplicação prática na vida profissional.

  • Motivação Pessoal e ao Trabalho – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Teorias de motivação: Maslow, McGregor e Herzberg. Geração X,Y e Z. Equidade, metas, remuneração e justiça distributiva. Motivação e satisfação. Casos aplicados.

  • Trabalho em Equipe e Teletrabalho – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Tipos de equipes: Equipes solucionadoras de problemas; Equipes de trabalho autogerenciadas; Equipes de funcionalidade cruzada; Características típicas dos membros de equipes; Regulamentação do Teletrabalho; Formas de gestão de equipes em teletrabalho; Contratos de gestão.

  • Técnicas de Negociação, Comunicação, Resolução de Conflitos e Tomada de Decisão – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Conflito e Negociação. Fontes do conflito. Transições na Conceituação de conflitos. O processo do Conflito. Estratégia de negociação. Gestão e mediação de conflito. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Qualidade de Vida no Trabalho – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: QVT. Novas formas de trabalho. Modelos de avaliação de QVT. Definição. Condições necessárias para qualidade de vida no trabalho: Plano de carreira; saúde e segurança no trabalho; Plano assistencial. Estresse, distresse, eustresse. Fontes do Estresse: fatores ambientais; organizacionais; e familiares. Consequências: Sintomas físicos; psicológicos; e comportamentais.

  • Aprendizagem Individual e Coletiva – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Aprendizagem individual e coletiva. Espiral do conhecimento. Desaprendizagem. Rotinas organizacionais. Barreiras e facilitadores ao processo de aprendizagem.

  • Políticas de Inclusão no Ambiente de Trabalho – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Planejamento da Inclusão. Diversidade e Inclusão no Trabalho. Igualdade de oportunidades no mundo contemporâneo. Inclusão e Exclusão Sociais. Políticas antidiscriminação. Diversidade nas equipes. Acessibilidade na entidade/organização. Liderança colaborativa e comunicação efetiva.

  • Tópicos Emergentes em Formação Comportamental – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: A disciplina Tópicos emergentes em formação comportamental não possui ementa predefinida, pois visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas ligados a temas que correspondam as disciplinas, linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão e aos projetos do corpo docente e discente do Curso. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Tecnologia da Informação e Comunicação Para Apoio a Decisão – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Administração na era da informação. Conceitos de sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação (TIC). O papel operacional, gerencial e estratégico da tecnologia de informação nas organizações. O uso da Tecnologia da informação (TI) nos contextos organizacional e social. Impacto social e ético dos sistemas de informação. Avaliação de investimentos de TI. Relacionar os diferentes tipos de Sistemas de Informação aos níveis decisórios e funções empresariais básicas. Sistemas de Apoio à Decisão Baseados. Ferramentas de Apoio à Decisão.

  • Mineração de Dados – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Processos de negócio, tomada de decisão, Business Intelligence. Características, componentes, implementação e gestão de Business Intelligence (BI). Introdução à Mineração de Dados e conceitos básicos; Cenários de aplicação de mineração de dados; Processo de descobertas e suas etapas.

  • Modelagem de Dados – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Regressão com dados em painel. Modelos de regressão não lineares. Equações Estruturais.

  • Orçamento (Privado/Público) – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Orçamento. Orçamento empresarial. Orçamento contínuo. Orçamento base zero. Orçamento flexível. Orçamento por atividades. Orçamento perpétuo. Receita e Despesa. Instrumentos de Planejamento Orçamentário. Processo Orçamentário. Execução Orçamentária. Relatórios de Gestão do Orçamento.

  • Gestão da Transferência de Tecnologia em Ambientes de Inovação – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Formas de gestão da Transferência de Tecnologia nos diversos ambientes de inovação. Apresentação e discussão de conceitos de gestão da transferência de tecnologia em ambientes de inovação, seus reflexos estratégicos em relação ao desempenho das organizações e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão de transferência de tecnologia passiveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas.

  • Gestão por Competência – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Gestão por Competências e estratégia. Gestão por Competências aplicada em organizações públicas e privadas. Gestão por competências: seleção, capacitação e desenvolvimento de pessoas. Competências como meio de avaliação de desempenho. Casos aplicados.

  • Avaliação de desempenho pessoal – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Metodologias de Avaliação de desempenho de pessoas no ambiente de trabalho: superior imediato; colegas ou equipe; autoavaliação; subordinado; comissão de avaliação; recursos humanos; avaliação total ou 360 graus; e, metodologias emergentes de avaliação de desempenho de pessoas.

  • Logística – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Evolução da logística, conceituação e sua inserção no contexto empresarial. Objetivos da logística: nível de serviço ao cliente, custos e trade-offs logísticos. Sistema logístico e subsistemas: suprimentos, apoio à planta, distribuição e logística reversa. Logística empresarial e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

  • Gestão do Conhecimento – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Histórico e Conceitos – Dados, Informação e Conhecimento. Abordagens na Gestão do Conhecimento. Criação do Conhecimento. Compartilhamento e Difusão do Conhecimento. Aplicações da Gestão do Conhecimento nas organizações.

  • Auditoria – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: O Ambiente de Auditoria: Conceitos e Formas de Auditoria; Órgãos Reguladores Externos; Processo de Auditoria: Objetivos; Planejamento de Auditoria; Testes/Procedimentos; Evidências; Relevância; Risco de Auditoria. Estudo e Avaliação do Sistema Contábil e de Controles Internos. Documentação de trabalho. Relatório de Auditoria. Aplicações orientadas para o campo profissional.

  • Gestão da Sustentabilidade – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Indicadores de Sustentabilidade. Gestão e Sustentabilidade. Instrumentos e Ferramentas de Gestão para a Sustentabilidade.

  • Valuation – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Introdução à avaliação de empresas. Método do Fluxo de Caixa Descontado. Avaliação Relativa: Múltiplos. Método do Custo. Avaliação por Opções. Modelos de Custo de Capital. Taxa de Crescimento. Taxa de desconto. Aplicações práticas.

  • Resolução de Problemas – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Fundamentos e métodos na resolução de problemas. Ferramentas gerenciais, Etapas da solução de problema e abordagens multidisciplinares para solução de problemas práticos e de pesquisa. Investigação e análise de problemas sociais, politicos, gerenciais, culturais e científicos relacionados à vida das pessoas, da realidade brasileira e as organizações. Aprender fazendo, refletindo e resolvendo problemas práticos e reais. s. Desenvolver a capacidade de aprender sozinho, fazer e aceitar críticas e compreender abordagens distintas.

  • Gestão Financeira – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Conceitos de Gestão Financeira. Gestão de capital de giro. Tomada de decisões de investimentos e formas de financiamento. Gestão de tesouraria. Custo de capital. Estrutura de capital. Mensuração e gestão do risco financeiro. Valor em risco (VaR). Criação de valor e sustentabilidade. Casos de planejamento financeiro.

  • Métodos Estatísticos – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Introdução à análise estatística. Softwares estatísticos. Tipos de variáveis e escala de mensuração. Estatística Descritiva Univariada. Estatística Inferencial. Estatística Descritiva Bivariada. Técnicas Exploratórias: Análise de Conglomerados, Análise Fatorial e Análise de Correspondência. Técnicas Confirmatórias: Análise de regressão simples e múltipla.

  • Demonstrações Contábeis para Tomada de Decisão – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: A estrutura, forma de apresentação e o significado das Demonstrações Contábeis (BP, DRE, DMPL, DFC e DVA). Análise das Demonstrações Contábeis: Objetivo, Procedimentos e o uso da Técnica (índices, indicadores e análises de tendências). Cenários de projeção. Relatórios acessórios como fonte de informação financeira. Decisões baseadas em dados. O Processo de Tomada de Decisões das Demonstrações Financeiras focado no Controle de Gestão.

  • Modelos de Custeio: Mensuração e Gestão – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: Conceitos Básicos de custos. Elementos de Custos. Classificação de custos. Custos Indiretos: critérios de rateio. Departamentalização de custos. Custeio dos Produtos Conjuntos e de Subprodutos. Modelos de Custeio: Custeio por absorção, Custeio Variável e ABC – Custeio Baseado em Atividades. Aspectos técnicos e práticos dos modelos de custeio. Custeio Variável. Relação Custo-Volume-Lucro. Custos para tomada de decisão.

  • Gestão de Custos – Modelos Híbridos e Equivalência – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Custeio Baseado em Atividades – ABC. Time-Driven Activity-Based Costing – TDABC. Modelos de Equivalência. Método das Unidades de Esforço de Produção – UEP. Modelos de Custeio Híbridos. ABC X UEP.

  • Gestão de Custos – Abordagens Contemporâneas – 15 Horas e 1 Crédito 
    • Ementa: Gestão de custos frente aos desafios do contexto atual das organizações. Planejamento de custos: custeio meta, ciclo de vida e kaizen. Custos na interface com fornecedores e compradores: custo total de propriedade (total cost of ownership – TCO) e custos para servir (cost to serve – CTS). Relações fornecedor comprador e a gestão de custos: gestão de custos interorganizacionais (interorganizational cost management – IOCM) e open-book accounting (OBA).

  • Tópicos Emergentes em Formação Técnica – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: A disciplina Tópicos emergentes em formação técnica não possui ementa predefinida, pois visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas ligados a temas que correspondam as disciplinas, linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão e aos projetos do corpo docente e discente do Curso. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Oficina de Pesquisa – 30 Horas e 2 Créditos 
    • Ementa: Atividades realizadas pelos discentes, de forma a desenvolver estudos e ferramentas que contribuam com processos, produtos e gestão dessas empresas, ao mesmo tempo em que estejam alinhados com os conhecimentos obtidos em atividades do PPGCG. As atividades de Oficina de Pesquisa devem possibilitar que os conhecimentos obtidos no PPGCG incentive a publicação em periódicos e eventos científicos.

  • Gestão de Negócios em Ambiente Simulado – Jogos de Empresas – 30 Horas e 2 Créditos
    • Ementa: Origens e evolução dos jogos de negócios e simulação de prática gerencial. Revisão e integração dos principais conceitos utilizados na gestão de negócios com ênfase no planejamento e no controle: Contabilidade Gerencial, relatórios contábeis, planejamento financeiro e estrutura patrimonial; Finanças, operações de crédito e análise de risco, indicadores econômicos e financeiros; Marketing, análise da concorrência, estratégias de preços, previsão de demanda, logística de distribuição e os modais de transportes, formação de estoques de oportunidade e controle dos custos industriais; Organização dos recursos da produção, logística nas operações internas e gestão dos recurso da produção, políticas de compra e estocagem da matéria-prima, estoque de segurança e escolha de ritmo de operação da empresa; Investimentos na capacidade produtiva, inovação tecnológica e substituição de equipamentos. Aplicações orientada para o campo profissional.

  • Oficina Profissional – 45 Horas e 3 Créditos
    • Ementa: Atividades desenvolvidas pelos discentes em empresas, de forma a desenvolver estudos e ferramentas que contribuem com processos, produtos e práticas de planejamento e controle gestão dessas empresas, ao mesmo tempo em que estejam alinhados com os conhecimento obtidos em atividades do MPCG na linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão. A Oficina Profissional deve possibilitar que os conhecimentos obtidos no PPGCG e o conhecimento tácito nas empresas sejam compartilhados e possam gerar trabalhos técnicos e/ou aperfeiçoamentos empíricos.

  • Tópicos Emergentes em Formação Integrada – 15 Horas e 1 Crédito
    • Ementa: A disciplina Tópicos Emergentes em Formação Integrada não possui ementa predefinida, pois visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas ligados a temas que correspondam as disciplinas, linha de pesquisa Planejamento e Controle de Gestão e aos projetos do corpo docente e discente do Curso. Aplicações orientada para o campo profissional.