Normas para o TCC
Para concluir o curso, o estudante deverá optar por uma das seguintes modalidades:
- Dissertação + submissão de artigo derivado da dissertação em periódico científico com, no mínimo, estrato A4 na CAPES;
- Produto técnico + registro;
- Dois artigos + submissões (dos dois artigos) em periódicos científicos com, no mínimo, estrato A4 na CAPES.
Observação: Nos casos das opções 2 e 3, deverá ser elaborado um trabalho nos moldes de uma dissertação, contendo todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, para entrega à Biblioteca Universitária (BU) e para a qualificação/defesa do TCC. A banca receberá este trabalho completo, podendo conter, por exemplo, o produto técnico anexado ao TCC (como no caso de um manual técnico produzido pelo discente).
Importante:
Todos os trabalhos deverão ser defendidos e entregues à BU após aprovação e ajustes solicitados pela banca.
A BU da UFSC, disponibiliza modelos de dissertação, artigos, relatórios técnicos, entre outras documentações úteis para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Clique aqui .
MODELOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):
PERGUNTAS FREQUENTES
Onde encontro modelos com elementos pré-textuais e pós-textuais?
No site da BU: https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/
Poderia citar exemplos de elementos pré-textuais e pós-textuais?
Eementos exigidos pela BU: capa e contracapa; ficha de identificação; folha de aprovação; dedicatória (opcional); agradecimentos; resumo e abstract com palavras-chaves; e lista de figuras, quadros, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos e sumário.
O aluno poderá verificar o modelo da BU e o material disponibilizado na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Controle de Gestão para ter maior exatidão destes elementos ou Metodologia de Pesquisa para alunos do regimento 2021.
Como poderei fazer o registro do produto técnico?
A UFSC faz o registro de alguns produtos, mediante pagamento, veja no link: https://portal.bu.ufsc.br/servicos/isbn-issn/. Também poderá ser feito em outra instituição.
Quais seriam os produtos técnicos?
De acordo com a Área 27 da CAPES, considera-se onze Produtos Técnicos/Tecnológicos qualificáveis, podendo o discente escolher um dentre eles:
- Empresa ou Organização social (inovadora). Uma nova empresa ou organização social formada com base em produto, serviço ou processo tecnológico desenvolvido por docentes e/ou discentes no âmbito do programa de Pós-Graduação. Ex. Startups, OSCIPS, associações sem fins lucrativos.
- Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis. Produtos e/ou processos tecnológicos que, por impedimentos legais, não apresentam um mecanismo formal de proteção em território brasileiro, incluindo quaisquer ativos de propriedade intelectual. Ex. Novos processos de gestão documentados, novas técnicas de desenvolvimento de lideranças sistematizadas.
- Tecnologia social. Método, processo ou produto transformador, desenvolvido ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade. Ex. Técnicas alternativas de produção, projetos de organizações comunitárias.
- Norma ou marco regulatório. Diretrizes que regulam o funcionamento do setor público ou privado. Tem por finalidade estabelecer regras para sistemas, órgãos, serviços, instituições e empresas, com mecanismos de regulação, compensação e penalidade. Ex. Marco regulatório em educação, energia, saúde, telefonia, internet, transporte, petróleo e gás, organizações da sociedade civil, norma regulamentadora em segurança e saúde no trabalho ou de prevenção de riscos ambientais.
- Patente. Título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Ex. Patentes de invenção, patentes de modelo de utilidade.
- Produtos/Processos em sigilo. Bens físicos/tangíveis obtido por combinação de ideias, que possam ser materializados ou produzidos por um determinado processo de fabricação, destinados ao uso restrito e comprovado por meio de declaração de sigilo. Ex. Novos processos de fabricação documentados, novos processos de gestão empresarial sistematizados.
- Software/Aplicativo. Conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um computador, a fim de obter um determinado resultado. Ele é composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação. Ex. Programa de simulação, software de pesquisa operacional, softwares de gestão, aplicativos educacionais.


