Solicitação de Defesa de TCC
Agendamento de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso
Cumprir os requisitos da Resolução nº 95/CUN/2017 (art. 54 e 55; art. 61 a 65) e do Regimento 2019 (art. 39 a 45) ou do Regimento 2021 (art. 39 a 45):
Art. 40: Está apto a apresentar o trabalho de conclusão para a obtenção do título de Mestre o aluno que:
I – finalizou a sua formação teórica e prática, traduzida pela obtenção dos 30 (trinta) créditos (Regimento 2019) ou 24 (Vinte e Quatro) créditos (Regimento 2021) correspondentes ao curso de Mestrado.
II – comprovou proficiência em língua estrangeira e, se estrangeiro, também em língua portuguesa.
III – obteve pontuação nos critérios definidos em Resolução do MPCG. (Art. 36. O estudante com índice de aproveitamento inferior a 7,0 não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.)
Obs.: O Regimento 2019 tem exigência de 24 créditos de disciplinas para solicitar defesa. O Regimento 2021 tem exigência de 18 créditos de disciplinas para solicitar defesa. Ambos os regimentos atribuem 6 créditos para o trabalho de conclusão de curso. Portanto, o total para o regimento 2019 será de 30 créditos e para o regimento de 2021 será de 24 créditos, ao final do curso, após aprovado o trabalho final.
• No mínimo três membros titulares e um suplente, todos possuidores do título de Doutor ou Mestre com experiência profissional recente, relevante e reconhecida, sendo ao menos um deles externo ao Programa.
• O orientador e o aluno escolhem a banca, dia e horário.
Obs.: Para o membro externo assinar os documentos, no caso de não ter vínculo com a UFSC, precisará fazer a assinatura digital por meio do GOV.BR. Veja mais detalhes no link: https://e.ufsc.br/assinatura-eletronica-avancada-do-gov-br/.
- Formulário de solicitação de agendamento de defesa de TCC – Com assinatura digital do orientador.
- Histórico escolar retirado no CAPG do aluno (retirado pelo próprio aluno).
- Resumo (somente em português) do trabalho em arquivo no formato .docx, com título e palavras chaves.
- (Para defesa online) Link de acesso à sala virtual no corpo do chamado e no formulário.
Obs.: O Orientador ficará responsável pela videochamada no momento da defesa, já que o aluno estará apresentando o trabalho.
Obs.: Se algum membro participar de forma online, você deverá encaminhar o link da sala virtual para ele. - Comprovantes de submissão de artigo ou produto técnico (poderão ser encaminhados após a defesa, quando da solicitação de emissão de diploma, se assim o orientador desejar):
Optantes por Dissertação + submissão de artigo: comprovante de submissão a revista com estrato no mínimo A4.
Optantes por TCC em 2 artigos: comprovante de submissão a revista, com estrato no mínimo A4.
Optantes por TCC – produto Técnico: número do registro ISBN. - Currículo Lattes, em formato .pdf, atualizado dentro dos 30 dias anteriores ao agendamento da defesa (Regimento 2022, art. 44, § 7º).
Observação: A documentação para o agendamento da defesa deve ser enviada em um único chamado, com cada documento em um arquivo separado. Os documentos necessários são:
- Formulário de agendamento assinado (formato .pdf);
- Histórico escolar do aluno;
- Resumo do trabalho (formato .docx); e
- Link da vídeo chamada.
Caso existam submissões anteriores à defesa, estas também devem ser incluídas no mesmo chamado. A documentação deve ser enviada com, no mínimo, 10 dias úteis de antecedência à data agendada para a defesa.
Observação: Fica sob responsabilidade do aluno e do orientador o encaminhamento da dissertação para a banca examinadora. Aconselhamos que sejam enviadas as versões em .pdf e .docx.
Observação: O dia escolhido pelo aluno e orientador para realização da banca não será modificado pela Secretaria. Caso o envio da solicitação ocorra com menos de 10 dias úteis de antecedência, a banca poderá ser realizada na data escolhida, porém há o risco de a documentação não estar pronta a tempo. A documentação (Ata, Portaria e Folder) será encaminhada para a banca e aluno pela secretaria até um dia antes da data agendada para a defesa.
APÓS A DEFESA:
O presidente da banca (ou o próprio estudante) deverá enviar a ata com o resultado e com as devidas assinaturas para a Secretaria via portal de atendimento para que a defesa seja registrada no CAPG e o depósito na BU possa ocorrer.