Solicitação de Defesa de TCC

Agendamento de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso

 

Cumprir os requisitos da Resolução nº 95/CUN/2017 (art. 54 e 55; art. 61 a 65) e do Regimento 2019 (art. 39 a 45) ou do Regimento 2021 (art. 39 a 45):

Art. 40: Está apto a apresentar o trabalho de conclusão para a obtenção do título de Mestre o aluno que:

I – finalizou a sua formação teórica e prática, traduzida pela obtenção dos 30 (trinta) créditos (Regimento 2019) ou 24 (Vinte e Quatro) créditos (Regimento 2021) correspondentes ao curso de Mestrado.
II – comprovou proficiência em língua estrangeira e, se estrangeiro, também em língua portuguesa.
III – obteve pontuação nos critérios definidos em Resolução do MPCG. (Art. 36. O estudante com índice de aproveitamento inferior a 7,0 não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.)

Obs.: O Regimento 2019 tem exigência de 24 créditos de disciplinas para solicitar defesa. O Regimento 2021 tem exigência de 18 créditos de disciplinas para solicitar defesa. Ambos os regimentos atribuem 6 créditos para o trabalho de conclusão de curso. Portanto, o total para o regimento 2019 será de 30 créditos e para o regimento de 2021 será de 24 créditos, ao final do curso, após aprovado o trabalho final.

• No mínimo três membros titulares e um suplente, todos possuidores do título de Doutor ou Mestre com experiência profissional recente, relevante e reconhecida, sendo ao menos um deles externo ao Programa.
• O orientador e o aluno escolhem a banca, dia e horário.

Obs.: Para o membro externo assinar os documentos, no caso de não ter vínculo com a UFSC,  precisará fazer a assinatura digital por meio do GOV.BR. Veja mais detalhes no link: https://e.ufsc.br/assinatura-eletronica-avancada-do-gov-br/.

  1. Formulário de solicitação de agendamento de defesa de TCC – Com assinatura digital do orientador.
  2. Histórico escolar retirado no CAPG do aluno (retirado pelo próprio aluno).
  3. Resumo (somente em português) do trabalho em arquivo no formato .docx, com título e palavras chaves.
  4. (Para defesa online) Link de acesso à sala virtual no corpo do chamado e no formulário.
    Obs.: O Orientador ficará responsável pela videochamada no momento da defesa, já que o aluno estará apresentando o trabalho.
    Obs.: Se algum membro participar de forma online, você deverá encaminhar o link da sala virtual para ele.
  5. Comprovantes de submissão de artigo ou produto técnico (poderão ser encaminhados após a defesa, quando da solicitação de emissão de diploma, se assim o orientador desejar):
    Optantes por Dissertação + submissão de artigo
    : comprovante de submissão a revista com estrato no mínimo A4.
    Optantes por TCC em 2 artigos: comprovante de submissão a revista, com estrato no mínimo A4.
    Optantes por TCC – produto Técnico: número do registro ISBN.
  6. Currículo Lattes, em formato .pdf, atualizado dentro dos 30 dias anteriores ao agendamento da defesa (Regimento 2022, art. 44, § 7º).

 Observação: A documentação para o agendamento da defesa deve ser enviada em um único chamado, com cada documento em um arquivo separado. Os documentos necessários são:

  • Formulário de agendamento assinado (formato .pdf);
  • Histórico escolar do aluno;
  • Resumo do trabalho (formato .docx); e
  • Link da vídeo chamada.

Caso existam submissões anteriores à defesa, estas também devem ser incluídas no mesmo chamado. A documentação deve ser enviada com, no mínimo, 10 dias úteis de antecedência à data agendada para a defesa.

 Observação: Fica sob responsabilidade do aluno e do orientador o encaminhamento da dissertação para a banca examinadora. Aconselhamos que sejam enviadas as versões em .pdf e .docx.

 Observação: O dia escolhido pelo aluno e orientador para realização da banca não será modificado pela Secretaria. Caso o envio da solicitação ocorra com menos de 10 dias úteis de antecedência, a banca poderá ser realizada na data escolhida, porém há o risco de a documentação não estar pronta a tempo. A documentação (Ata, Portaria e Folder) será encaminhada para a banca e aluno pela secretaria até um dia antes da data agendada para a defesa.

APÓS A DEFESA: 

O presidente da banca (ou o próprio estudante) deverá enviar a ata com o resultado e com as devidas assinaturas para a Secretaria via portal de atendimento para que a defesa seja registrada no CAPG e o depósito na BU possa ocorrer.

MODELO – APRESENTAÇÃO DO TCC