Perguntas frequentes

Fale Conosco

Como entrar em contato com o PPGCG para saber mais informações que não constam no site?

Por meio do Portal de Atendimento (PAI) no link https://atendimento.ufsc.br/ (Selecione CSE, depois Selecione PPGCG e por fim Selecione seu Perfil – Comunidade Externa, Professor ou Aluno regular). Caso tenha dificuldades de utilizar o sistema, você pode utilizar o e-mail do mesmo sistema (PAI) (atendimento+ppgcg@sistemas.ufsc.br), desta forma será aberto um chamado automaticamente e iniciaremos seu atendimento dentro do horário especificado no link

Sobre o Processo Seletivo

Quando abrirá edital para processo seletivo para turma aberta ao público?

Sempre que abrir edital, será informado na página inicial do programa.

Qual a periodicidade de abertura do processo seletivo?

Para os editais de seleção abertos ao público, normalmente ocorrerá de forma anual, porém dependerá da disponibilidade dos professores em orientar os alunos (cada professor pode orientar até 8 alunos por vez; eles lecionam em mais de uma pós-graduação na UFSC). Para as turmas exclusivas, dependerá do acordo firmado entre o PPGCG e a instituição/empresa contratante.

Pretendo me candidatar ao processo seletivo do PPGCG, existe algum modelo de pré-projeto?

Sim, só clicar no link e você terá acesso ao modelo, lembramos que o que conta são as instruções constantes no edital do processo seletivo que você pretende se candidatar.

É necessário encaminhar a proficiência em inglês em até 1 ano após entrar no Curso?

SIm, todos os alunos devem entregar a proficiência em inglês em até 1 ano após entrar no curso. Isso é uma exigência da CAPES e, não precisa constar em Edital de Seleção. Nem as demais normativas tanto do programa quanto da UFSC, precisam constar em nosso Edital de Seleção. Quando o estudante entrar no Programa, ele já deve estar ciente de tudo que precisa obter e fazer para chegar a defesa do TCC e a emissão de diploma. Para informações sobre proficiência clique aqui.

Sobre as disciplinas, Aprovações/Reprovações e, Matrícula em Disciplina Isolada

Qual o horário das disciplinas?

As disciplinas poderão ser ofertadas de segunda a sexta, nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), de acordo com estrutura física e disponibilidade dos professores. Temos o Cronograma para turmas abertas ao público e o cronograma para turmas Exclusivas, caso os cronogramas para o próximo período não estejam disponíveis, aguarde, publicaremos em breve (Sempre próximo ao término de um período e início de outro). A turma aberta não é autorizada a fazer disciplinas do cronograma para turmas exclusivas.

Qual a nota mínima para aprovação nas disciplinas do PPGCG e, o que seria Menção P e Menção I?

O aluno precisa ter nota igual ou acima de 7,00 em cada disciplina do PPGCG. A menção P não se aplica ao PPGCG, por se tratar apenas de disciplinas com créditos teórico-práticos ou práticos , cuja parte prática não foi realizada na vigência do calendário do ano de 2020. A Menção I poderá ser atribuída nas situações em que, por motivos diversos, o estudante não completou suas atividades no período previsto ou não pôde realizar avaliação prevista, o conceito só poderá vigorar até o encerramento do período letivo subsequente a sua atribuição.

Posso reprovar em alguma disciplina?

Sim, em apenas uma. De acordo com o art. 32 do Regimento 2021 (Item também constante do Regimento 2019), o aluno que reprovar em duas disciplinas deverá ser desligado do Programa de Pós-Graduação, automaticamente, com direito a defesa em até 15 dias úteis, após ciência da situação.

Pretendo fazer disciplina isolada, como posso entrar em contato com os professores para solicitar a autorização para realizar a disciplina?

No link, cada quadro possui informações sobre o professor e o e-mail utilizado. A secretaria não possui outro e-mail ou telefone celular dos docentes. Você já pode frequentar a aula para que converse com o professor, caso ela já tenha iniciado, porém isso não dará direito a ser matriculado na disciplina. A matrícula será feita se você estiver com toda a documentação enviada conforme orientações.

Qual será o período para matrícula isolada?

O período para matrícula em disciplina isolada será aberto somente após a matrícula dos alunos regulares e constará de uma publicação no link com todas as informações pertinentes a esta modalidade e datas. Agora que retornamos presencialmente, ela ocorre na primeira semana de aula de cada período.

Como aluno em disciplina isolada, terei algum benefício da UFSC, como acesso a reserva de livros na Biblioteca Universitária, assim como os alunos regulares possuem?

Não, você não terá acesso a reserva de livros na Biblioteca Universitária e nem direito a identidade estudantil, porém deverá fazer a disciplina e será cobrado da mesma forma que os demais alunos regulares.

Como encontro as disciplinas que podem ser ofertadas (Estrutura curricular) e aquelas obrigatórias, juntamente com suas ementas?

Você pode encontrar tanto as disciplinas ofertadas e obrigatórias quanto as ementas, clicando aqui.

Sobre Proficiência em Inglês

Sobre a declaração de proficiência em inglês, qual o momento que precisarei entregar ao PPGCG e, pode ser em outro idioma?

A proficiência só é aceita no idioma Inglês e, deverá ser entregue para a secretaria do curso no primeiro dia de matrícula do curso (quando você inicia o curso – primeiro trimestre) ou até 1 ano após o ingresso no Mestrado (Tanto para turmas abertas quanto para turmas fechadas). Veja mais detalhes sobre as declarações aceitas no link.

Informações Gerais do PPGCG

Vi que existem 3 regimentos, 2019, 2021 e 2022, qual é o regimento que está em vigor?

O regimento em vigor será sempre o mais recente. Porém se o aluno pertence ao anterior continuará com ele, desde que tenha feito algo para modificar e pertencer ao novo regimento.

Quais as áreas de concentração do PPGCG?

Verifique sobre as áreas de concentração no link.

Qual a estrutura curricular?

Verifique sobre a estrutura curricular no link.

O programa possui bolsas de estudo?

Não. Nós somos um programa profissional e não temos direito a bolsas de estudo.

Qual o regime que o PPGCG funciona?

Atualmente, o PPGCG funciona em regime bimestral.

O curso é presencial ou à distância?

O curso é presencial.

Informações para Alunos Regulares

Gostaria de um Atestado de matrícula que informe os dias e horários de cada disciplina cursada, como faço?

Solicite por Portal de Atendimento – Clique aqui.

Em quais casos devo fazer matrícula na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Mestrado Profissional?

Primeiramente, informamos que esta disciplina é apenas para manter o vínculo com o nosso Programa e, ela não vai constar em seu histórico escolar. Você deverá solicitar matrícula nesta disciplina para manter o vínculo com o programa, quando: já tiver terminado de cursar disciplinas obrigatórias ou optativas/eletivas; quando optar por fazer no período somente oficina de pesquisa ou profissional (pois elas só constam no histórico depois de aprovadas pelo Colegiado, ou seja, elas não existem como disciplinas, são atividades); e, se o aluno optar por fazer o TCC e depois retornar para fazer optativa que faltava, pois foi ofertada com uma lacuna de algum período para sua turma.

Quando não devo fazer a matrícula no PPGCG?

Quando você estiver em qualquer tipo de licença dentro do próprio programa (como licença maternidade, saúde, paternidade, etc. Não interfere em nada, caso você esteja em licença de qualquer natureza no seu trabalho, somente se você der entrada no programa, de acordo com as modalidades permitidas – vide Regimento do PPGCG) ou trancamento de curso ou defendido o TCC e estiver fazendo os ajustes para depositar o trabalho na BU.

Fiz as disciplinas em períodos passados e ainda não sei minha nota, o que fazer?

Os professores ainda não encaminharam as notas para digitação, portanto não há o que fazer, apenas aguardar o envio das notas para a secretaria, quando recebido será digitado no CAPG, imediatamente, dentro do horário de expediente e de acordo com a fila de trabalho. A digitação das notas no CAPG será atendido de acordo com a ordem de recebimento de solicitações de cada dia.

Aonde encontro sobre as normas para o TCC?

Temos uma página dedicada a este assunto, clique aqui para saber mais informações.

Meu(inha) orientador(a) gostaria que eu qualificasse, aonde encontro informações sobre o agendamento da qualificação?

Você encontra clicando aqui.

Aonde encontro informações sobre o agendamento de defesa de TCC e modelo de apresentação de TCC?

Temos uma página específica sobre o agendamento de defesa de TCC, basta clicar aqui. E para o modelo de apresentação de TCC, clique aqui MODELO – APRESENTAÇÃO DO TCC

Como deposito meu trabalho final na Biblioteca Universitária?

Veja as instruções clicando aqui.

Defendi meu TCC e já depositei na BU, como faço para pedir a emissão de diploma?

Veja as instruções clicando aqui.

Sobre a Emissão de Diplomas

Como são os trâmites do PROPG?

Solicite por Portal de Atendimento – Clique aqui.

Como faço o registro ISBN

Para informações a respeito do registro ISBN consultar link https://ppgcg.ufsc.br/registro-isbn/. O Ofício a ser encaminhado para a Biblioteca Universitária deverá ser encaminhado com todas as informações referentes a obra e autores para a secretaria do PPGCG, via portal de atendimento. Abriremos um SPA (Nosso sistema de tramitação de processos) e, encaminharemos para a Direção do Centro Socioeconômico para dar autorização via assinatura digital no ofício. Após o ofício assinado, encaminharemos novamente para você fazer os demais encaminhamentos.( Encaminhar a documentação com a solicitação de registro ISBN de acordo com o link fornecido com instruções da Biblioteca Universitária).

Como faço a ficha catalográfica?

Para ficha catalográfica clicar no link http://ficha.bu.ufsc.br/

Preciso depositar o TCC na BU e as submissões?

Você precisa depositar apenas o trabalho em si na Biblioteca Universitária, com os ajustes solicitados pela banca, não entram as submissões e nem os registros ISBN, isso tudo deverá, obrigatoriamente ser feito depois, somente para a solicitação do Diploma. Não perca o prazo para o depósito da BU.

Existe prazo para solicitação de diploma?

Não existe prazo para solicitar o diploma, você pode levar quanto tempo for necessário.

Como faço para encaminhar a documentação via PAI (Portal de Atendimento Institucional)?

COMO ENCAMINHAR O PEDIDO: Abrir um chamado clicando aqui Solicitação geral Assunto “Emissão de Diploma” Corpo do chamado: Nome completo e turma de ingresso no mestrado Anexar documentação: Zipada (Sem utilização do RAR) ou aguardar e-mail recebido sobre abertura do chamado e, assim, anexar a documentação como um e-mail normal.

ATENÇÃO: Não aceitaremos documentação em um mesmo PDF, isso torna inviável nosso trabalho e faz com que as assinaturas percam a validade na hora de fazer a separação. Os processos exigem que toda a documentação esteja separada com título do que cada uma se refere, portanto não poderemos aceitar documentação em um mesmo PDF. Agradecemos a compreensão.

Estas informações foram verificadas e atualizadas em 22/01/2024 e até o momento não temos nenhuma novidade.