Perguntas frequentes

Fale Conosco

Como entrar em contato com o PPGCG para saber mais informações que não constam no site?

Através do Portal de Atendimento (PAI). Selecione “CSE” > “PPGCG” > seu Perfil – “Comunidade Externa”, “Professor” ou “Aluno regular”; ou
Através do email: atendimento+ppgcg@sistemas.ufsc.br. Desta forma, será aberto um chamado automaticamente e iniciaremos seu atendimento.

Sobre o Processo Seletivo

Quando abrirá processo seletivo para turma aberta ao público?

Sempre que um edital de seleção for aberto, informaremos na página inicial do programa e no menu Processo Seletivo.

Qual é a periodicidade de abertura do processo seletivo?

Os editais de seleção abertos ao público geralmente são lançados anualmente, mas sua realização depende da disponibilidade de orientadores. Para turmas exclusivas, a oferta está condicionada ao acordo firmado entre o PPGCG e a instituição ou empresa contratante.

Existe algum modelo de pré-projeto para o processo seletivo?

Sim, é só clicar no link para acessar o modelo. Lembramos que o que vale são as instruções contidas no edital do processo seletivo ao qual você pretende se candidatar.

Quando devo comprovar proficiência em Inglês?

Todos os alunos devem entregar o comprovante de proficiência em inglês em até um ano após entrar no curso. Para informações sobre proficiência clique aqui.

Sobre as disciplinas, Aprovações/Reprovações e, Matrícula em Disciplina Isolada

Qual é o horário das disciplinas?

As disciplinas poderão ser ofertadas de segunda a sexta, nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), de acordo com estrutura física e disponibilidade dos professores. Temos o Cronograma para turmas abertas ao público e o cronograma para turmas exclusivas.

Qual é a nota mínima para aprovação nas disciplinas do PPGCG e o que é Menção “I”?

O aproveitamento em disciplinas será dado por notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se 7 (sete) como nota mínima de aprovação. A Menção “I” (incompleto), ou Conceito “I”, poderá ser atribuída nas situações em que, por motivos diversos, o estudante não tiver completado suas atividades no período previsto ou não tiver realizado avaliação prevista. A decisão final é do Professor responsável pela disciplina, que exigirá justificativa. O conceito só poderá vigorar até o encerramento do período letivo subsequente a sua atribuição.

Posso reprovar em alguma disciplina?

Sim, em apenas uma. De acordo com o art. 38 do Regimento de 2022 do PPGCG, o aluno que reprovar em duas disciplinas será desligado do PPGCG, automaticamente, com direito a defesa em até 15 dias úteis.

Pretendo fazer disciplina isolada, como posso entrar em contato com os professores para solicitar a autorização para realizar a disciplina?

Basta mandar um e-mail para o professor da disciplina: Corpo Docente.

Qual será o período para matrícula isolada?

Na página destinada a isso, há o cronograma: Disciplinas isoladas.

Matriculado em disciplina isolada, terei algum benefício da UFSC, como acesso à reserva de livros na Biblioteca Universitária, assim como os alunos regulares possuem?

Não, você não terá acesso à reserva de livros na Biblioteca Universitária e nem direito a identidade estudantil.

Como encontro as disciplinas que podem ser ofertadas (estrutura curricular) e aquelas obrigatórias, juntamente com suas ementas?

Você pode encontrar as disciplinas ofertadas e as obrigatórias, com suas ementas, clicando aqui.

Informações Gerais do PPGCG

Quais as áreas de concentração do PPGCG?

Verifique sobre as áreas de concentração no link.

O programa possui bolsas de estudo?

Nossos mestrandos e pós-doutorandos podem concorrer às bolsas de fundações externas, como as da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), sempre que houver editais elegíveis abertos.

O curso é bimestral ou semestral?

Atualmente, o PPGCG funciona em regime bimestral.

O curso é presencial ou à distância?

O curso é presencial.

Informações para Alunos Regulares

Preciso de um Atestado de matrícula que informe os dias e horários de cada disciplina cursada, como faço?

Solicite pelo Portal de Atendimento.

Em quais casos devo fazer matrícula na Disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso – Mestrado Profissional”?

A disciplina de TCC serve apenas para manter o vínculo do aluno com o Programa e não aparece no histórico escolar.

Você deve solicitá-la nos seguintes casos: 1) Quando já tiver concluído todas as disciplinas obrigatórias e optativas/eletivas; 2) Quando, no período, for cursar apenas oficina de pesquisa ou oficina profissional (essas atividades só constam no histórico após aprovação do Colegiado, pois não são disciplinas formais); ou 3) Quando for realizar o TCC antes de cursar uma optativa pendente que será ofertada em período posterior ao previsto para sua turma.

Onde encontro informações sobre as normas para o TCC?

Clique aqui para mais informações.

Onde encontro informações sobre o agendamento da qualificação?

Você encontra clicando aqui.

Onde encontro informações sobre o agendamento de defesa de TCC e modelo de apresentação de TCC?

Basta clicar aqui

Como deposito meu trabalho final na Biblioteca Universitária?

Veja as instruções clicando aqui.

Defendi meu TCC e já depositei na BU, como faço para pedir a emissão de diploma?

Veja as instruções clicando aqui.

Sobre a Emissão de Diplomas

Como são os trâmites do PROPG?

Solicite por Portal de Atendimento – Clique aqui.

Como faço o registro ISBN

Para informações a respeito do registro ISBN consultar link https://ppgcg.ufsc.br/registro-isbn/. O Ofício a ser encaminhado para a Biblioteca Universitária deverá ser encaminhado com todas as informações referentes a obra e autores para a secretaria do PPGCG, via portal de atendimento. Abriremos um SPA (Nosso sistema de tramitação de processos) e, encaminharemos para a Direção do Centro Socioeconômico para dar autorização via assinatura digital no ofício. Após o ofício assinado, encaminharemos novamente para você fazer os demais encaminhamentos.( Encaminhar a documentação com a solicitação de registro ISBN de acordo com o link fornecido com instruções da Biblioteca Universitária).

Como faço a ficha catalográfica?

Para ficha catalográfica clicar no link http://ficha.bu.ufsc.br/

Preciso depositar o TCC na BU e as submissões?

Você precisa depositar apenas o trabalho em si na Biblioteca Universitária, com os ajustes solicitados pela banca, não entram as submissões e nem os registros ISBN, isso tudo deverá, obrigatoriamente ser feito depois, somente para a solicitação do Diploma. Não perca o prazo para o depósito da BU.

Existe prazo para solicitação de diploma?

Não existe prazo para solicitar o diploma, você pode levar quanto tempo for necessário.

Como faço para encaminhar a documentação via PAI (Portal de Atendimento Institucional)?

COMO ENCAMINHAR O PEDIDO: Abrir um chamado clicando aqui Solicitação geral Assunto “Emissão de Diploma” Corpo do chamado: Nome completo e turma de ingresso no mestrado Anexar documentação: Zipada (Sem utilização do RAR) ou aguardar e-mail recebido sobre abertura do chamado e, assim, anexar a documentação como um e-mail normal.

ATENÇÃO: Não aceitaremos documentação em um mesmo PDF, isso torna inviável nosso trabalho e faz com que as assinaturas percam a validade na hora de fazer a separação. Os processos exigem que toda a documentação esteja separada com título do que cada uma se refere, portanto não poderemos aceitar documentação em um mesmo PDF. Agradecemos a compreensão.